http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/issue/feedRevista Coleta Científica 2024-04-03T18:27:33+02:00Jonas Rodrigo Gonçalvesrevistacoleta@gmail.comOpen Journal SystemsRevista Coleta Científicahttp://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/e14144Fisioterapia neonatal em bebês com mielomeningocele: uma revisão de literatura2023-11-28T19:22:32+01:00Débora Moura da Silvadeboramfisio@gmail.comNayla Santos Gomesnaylaasantoos@gmail.comSibelly Melissa Pedrososibellymelissajp@gmail.comAmanda Cabral dos Santosfalacabral@terra.com.br<p>Esse estudo objetivou compreender a atuação da fisioterapia nos tratamentos de bebês com mielomeningocele. As limitações e restrições variam de acordo com o nível de lesão e com o ambiente, incluindo tratamento a que o paciente é submetido. Metodologia: com esse intuito, foi realizada pesquisa bibliográfica, ao rever e discutir artigos científicos averiguaram o impacto das abordagens fisioterapêuticas em crianças com MMC. Resultados: A fisioterapia exerce um papel fundamental no tratamento e cuidado das crianças com mielomeningocele, desde o nascimento, visando o desenvolvimento global por meio dos aspectos motores tais como fortalecimento muscular, equilíbrio e prevenção de deformidades, atendendo as necessidades individuais. Considerações finais: Atuando de forma interdisciplinar, o resultado final está na melhora na qualidade de vida e na possibilidade de aumentar a autonomia.</p>2023-11-28T00:00:00+01:00Copyright (c) 2023 (CC BY 4.0)http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/145Contribuições da fisioterapia no processo de desospitalização de crianças com doenças crônicas: resumo de literatura2023-12-05T04:32:34+01:00Luany Sousa Gama Silvaluanysousag@gmail.comSilvânia Azevedo da Silva Nunessilvaniafisio2020@gmail.comYara Beatriz Martins Araujoyarabeatrizaraujo@gmail.comAmanda Cabral dos Santosfalacabral@terra.com.br<p>A pesquisa tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a fim de compreender a atuação do fisioterapeuta no processo de desospitalização de crianças com doenças crônicas. Os resultados encontrados mostram que o fisioterapeuta tem um papel fundamental no processo de desospitalização da criança com doenças crônicas uma vez que a fisioterapia é capaz de promover a saúde, o desenvolvimento infantil e a prevenção de agravos e dar o suporte a família para que ela esteja preparada para lidar com uma nova realidade. Junto com uma equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta deve atuar avaliando as condições emocionais, sociais e econômicas da criança e do familiar ou responsável, avaliar a estrutura física domiciliar, orientar a família quanto a atividades, posturas, hábitos, além de realizar os atendimentos da criança de acordo com o diagnóstico cinético-funcional.</p>2023-12-05T00:00:00+01:00Copyright (c) 2023 http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/146A intervenção fisioterapêutica em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura2023-12-06T03:32:46+01:00Gabriela Sena Pereira Teixeiragabrielaenfermagem28@gmail.comLetícia Aída Forte dos Santosleticiaaida2018@gmail.comAmanda Cabral dos Santosfalacabral@terra.com.br<p>O presente estudo tem por principal escopo abordar os distúrbios psicomotores presentes em quadros de TEA e as diversas possibilidades de intervenção fisioterapêutica. O objetivo maior desta pesquisa é apresentar a contribuição da Fisioterapia para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com o TEA. Para concentrar as informações que permeiam a temática do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório e qualitativo, a qual permitiu a reunião de pesquisas que possam apontar caminhos exitosos baseados em evidências científicas, principalmente relacionadas à contribuição da fisioterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo concluiu que os artigos voltados para as intervenções, principalmente aquelas que visam o desenvolvimento psicomotor, ainda são escassos e apresentam níveis baixos de evidência científica. Apesar disso, é possível concluir que o TEA tem como característica o distúrbio psicomotor que pode se apresentar de formas variadas, que a fisioterapia pode contribuir para a melhora do quadro de crianças com TEA e que, independentemente das técnicas e abordagens utilizadas, o que definirá o êxito da intervenção é o trabalho em parceria com a família e com uma equipe multiprofissional e, principalmente, a conexão que o fisioterapeuta conseguirá estabelecer com cada um de seus pacientes.</p>2023-12-05T00:00:00+01:00Copyright (c) 2023 http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/147Intervalo de ouro – os primeiros mil dias de vida e as contribuições do fisioterapeuta2023-12-10T16:24:52+01:00Carla Chiste Tomazoli Santoscarlachiste@senaaires.com.brBeatriz de Lima Ribeirobeatriz.102001@hotmail.com<p>O tema deste capítulo é Intervalo de Ouro - Os Primeiros Mil Dias de Vida e as Contribuições do Fisioterapeuta. Investigou-se o seguinte problema: Como a fisioterapia através das suas intervenções pode influenciar, a curto e longo prazo, o desenvolvimento da criança no intervalo de ouro, período que compreende a gestação até os dois anos de idade. Cogitou-se a seguinte hipótese: O acompanhamento fisioterapêutico pode potencializar o desenvolvimento e as aquisições neuropsicomotoras da criança em seus primeiros mil dias de vida evidenciando vantagens longevas. O objetivo geral é compreender como a fisioterapia pode contribuir diante do desenvolvimento infantil, referente ao intervalo de ouro, estimulando a obtenção de habilidades neuropsicomotoras de suma importância para o alcance substancial da saúde e da qualidade de vida. Os objetivos específicos são conceber o que é o intervalo de ouro e porquê ele representa uma fase significativa; entender as fases do desenvolvimento infantil presentes até os dois anos de idade; assimilar como a fisioterapia pode utilizar das suas ferramentas para proporcionar um desenvolvimento neuropsicomotor mais adequado. Esse trabalho é relevante para o profissional de saúde, pois amplia o conhecimento das intervenções em potenciais para o desenvolvimento infantil até os dois anos; para a ciência evidencia as prerrogativas do olhar neuropsicomotor e sua influência na estimulação precoce, bem como, concebe embasamento para futuras pesquisas; para a sociedade é imprescindível pois demonstra uma ampla perspectiva das aquisições infantis que reverberam na qualidade de vida dos indivíduos até a vida adulta. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Portal de Periódicos da PubMed, Scielo (Brasil Scientific Electronic Library Online), Google acadêmico durante o período agosto a outubro de 2023</p>2023-12-10T00:00:00+01:00Copyright (c) 2023 http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/152Identidade docente: construção de uma realidade sob a ótica de discentes do ProDIC.- UNEAL2024-04-03T18:27:33+02:00Renan Antônio da Silvarenan@ufscar.br<p>O objetivo desta pesquisa é de comparar as percepções dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDIC) – UNEAL diante do Estágio Curricular Supervisionado na escola. A pesquisa utilizará do método qualitativo, por um estudo de caso, na perspectiva de modelo analítico descritivo. Os participantes serão 10 mestrandos do PPG. Os instrumentos utilizados serão: Notas de Campo e Documento do Relatório Final dos estagiários, submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, baseada especialmente em Minayo (2002). Os resultados dessa análise revelarão que a percepção de ambos (docente supervisor e aluno) sobre o mesmo período de estágio vivenciado será bastante distinta. Esse estudo entende como necessário que os participantes dessa importante etapa da formação inicial trabalhem em conjunto e conscientes dos papéis que representam e suas responsabilidades. Além disso, essa pesquisa compreende como fundamental que ambos entendam a importância do estágio, construam uma relação de parceria e consciência dos papéis que representam.</p>2024-04-03T00:00:00+02:00Copyright (c) 2024