Referências teóricas sobre estudos de casos de gestão do conhecimento nas organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7278121

Palavras-chave:

Referencial Teórico. Gestão do Conhecimento. Conhecimento. Estudo de Caso.

Resumo

Este artigo teve por objetivo apresentar as principais referências teóricas sobre gestão do conhecimento, com base em estudos de casos publicados no país entre 2010 e 2019. No que se refere à metodológica utilizada, o presente artigo teve natureza aplicada; finalidade exploratória; abordagem quantitativa e foi resultante de uma pesquisa bibliográfica. O conhecimento científico, como todo recurso estratégico da organização, precisa ser gerido e é nesse corolário que se encontra a gestão do conhecimento, a qual é suportada pelos pilares “pessoas”, “processos” e “tecnologias” para ter plena efetividade e para poder contribuir para diversos processos organizacionais, constituindo-se, dessa forma, como uma ação estratégica valiosa para o êxito competitivo das organizações.

Biografia do Autor

Pedro César Silva dos Santos, Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, Brasília, DF, Brasil

[1] Possui graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá(2004), especialização em MBA Executivo em Negócios Financeiros pelo Fundação Getúlio Vargas(2007), especialização em Docência Virtual e Presencial no Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília(2020), especialização em Pós-Graduação em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá(2006), especialização em MBA em Marketing pela Universidade Estácio de Sá(2016), especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília(2019), especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações com Ênfase em BSC pela Universidade Católica de Brasília(2013), mestrado-profissionalizante em Gestão Estratégica de Organizações pelo Instituto de Educação Superior de Brasília(2021), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Municipal 11.12.16 Jean Mermoz(1980) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Méier(1983)

Paulo César Rodrigues Borges, Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, Brasília, DF, Brasil

[1] Dupla nacionalidade (brasileira e portuguesa), graduado como Oficial de Intendência do Exército Brasileiro (AMAN/1979), curso equivalente ao bacharelado em Administração pela Resolução Normativa nr 547/CFA, de 31/10/2018. Graduado em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/1987), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/1993), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB/2003) e doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME/1997)

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Santos, P. C. S. dos, & Borges, P. C. R. (2022). Referências teóricas sobre estudos de casos de gestão do conhecimento nas organizações. Revista Coleta Científica, 6(12), 09–27. https://doi.org/10.5281/zenodo.7278121

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