PROTOCOLO CLÍNICO: SEGUIMENTO PÓS-OPERATÓRIO DO SERVIÇO DE CIRURGIA METABÓLICA PARA DIABETES MELLITUS TIPO 2 DO HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE - BRASÍLIA, DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/5189509

Palavras-chave:

PROTOCOLO CLÍNICO, PÓS-OPERATÓRIO, CIRURGIA METABÓLICA, DIABETES MELLITUS TIPO 2

Resumo

Este protocolo é produto de uma extensa e embasada pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde (MPCS) da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Foi realizado na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal da cidade de Brasília que atende aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo deste protocolo é estruturar a prática da equipe multidisciplinar do Serviço de Cirurgia Metabólica para Diabetes Mellitus tipo 2 do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Brasília-DF, no âmbito da assistência médica aos pacientes submetidos a este procedimento neste serviço, podendo ser utilizado por outros serviços afins.

Desejamos a todos (as) uma excelente leitura e que esse protocolo intitulado “PROTOCOLO CLÍNICO: SEGUIMENTO PÓS-OPERATÓRIO DO SERVIÇO DE CIRURGIA METABÓLICA PARA DIABETES MELLITUS TIPO 2 DO HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE - BRASÍLIA, DF” possa subsidiar a prática clínica.

Biografia do Autor

Diana Aristotelis Rocha de Sá, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da SES-DF, Brasil

[1] Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da SES-DF. Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi Docente do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde. Médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Endocrinologista do Serviço de Cirurgia Metabólica para Diabetes Tipo 2 da SES-DF.

Renata Costa Fortes, Escola Superior de Ciências da Saúde, (ESCS), DF, Brasil

[2] Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad de Flores (UFLO), Buenos Aires - Argentina. Doutora e Mestra em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB)-DF. Especialista em Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral - ASBRAN, SES-DF, GANEP e IPCE. Especialista em Manuseio Nutricional na Cirurgia Bariátrica pela Unyleya. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)-MG. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da SES-DF. Professora Titular e Orientadora do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da SES-DF. Coordenadora e Professora Titular do Curso de Nutrição da Universidade Paulista (UNIP), campus Brasília-DF. Nutricionista do Serviço de Cirurgia Metabólica para Diabetes Tipo 2 da SES-DF.

Referências

SÁ, Diana Aristotelis Rocha de; FORTES, Renata Costa. Protocolo clínico: seguimento pós-operatório do serviço de cirurgia metabólica para diabetes mellitus tipo 2 do hospital regional da Asa norte - Brasília, DF. Unaí-MG: Editora Coleta Científica, 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Como Citar

Sá, D. A. R. de, & Fortes, R. C. (2023). PROTOCOLO CLÍNICO: SEGUIMENTO PÓS-OPERATÓRIO DO SERVIÇO DE CIRURGIA METABÓLICA PARA DIABETES MELLITUS TIPO 2 DO HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE - BRASÍLIA, DF . Editora Coleta Científica, 51. https://doi.org/10.29327/5189509

Edição

Seção

LIVROS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)