Gameterapia na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5784211

Palavras-chave:

Realidade Virtual. Fisioterapia. Equilíbrio. Paralisia Cerebral. videojogos.

Resumo

A paralisia cerebral (PC) envolve déficits motores frequentemente relacionados a disfunções sensoriais e cognitivas, resultantes de uma lesão encefálica não progressiva. A gameterapia representa a vida diária através da tecnologia estimulando uma resposta neuropsicomotora, por se tratar de uma terapia inovadora, realizada de maneira lúdica. A Realidade virtual (RV), vem sendo utilizada como terapia acessível para os pacientes com lesão neurológica sendo considerada uma alternativa tridimensional, através de dispositivos que simulam atividades que possam ser realizados no dia-a-dia do paciente. O Objetivo do estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre os benefícios da utilização de tecnologias terapêuticas denominadas de gameterapia e realidade virutal na melhora do equilíbrio de pacientes com PC. Foi realizada pesquisa em bases de dados eletrônicas, e foram encontrados 321 artigos, sendo que 4 deles se duplicavam em duas das bases de dados, 310 foram excluídos por não apresentarem em suas metodologias propostas de atendimento utilizando RV e/ou gameterapia para o tratamento dos déficits de equilíbrio na PC, portanto 11 artigos foram incluídos neste estudo. A partir desta revisão bibliográfica, verificou-se efetividade na utilização da RV e gameterapia no tratamento dos indivíduos com PC para a melhora do equilíbrio. Por tratar-se de uma terapia mais divertida e lúcida os pacientes se sentem motivados a realizar a atividade proposta, sendo assim está ferramenta agrega na fisioterapia tradicional para a melhora do equilíbrio na PC. Sugere-se a realização de novos estudos que apresentem maior número de participantes e com metodologias bem descritas.

Biografia do Autor

Elcione Lisboa da Costa, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5037-5690
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3809700891962930
Faculdade Sena Aires, Valparaíso de Goiás, GO, Brasil
E-mail: elcione.lisboa@hotmail.com

Carla Chiste Tomazoli Santos, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Marília (1992) e Mestrado em Ciencias da Saude pela Universidade de Brasília (2002). Atuou como Docente/Supervisora de Estágio da FACIPLAC - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, no Curso de Fisioterapia, na área de Prática em Fisioterapia Supervisionada em Pediatria e Neuropediatria Atualmente atua na FACESA - Faculdade Sena Aires, no Curso de Fisioterapia, na área de Prática de Fisioterapia Supervisionada em Pediatria e Neuropediatria; e bem como Docente da disciplina Pediatria Clínica. É Coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social; Coordenadora do Projeto de Extensão Benjamim; Integrante do Núcleo de Apoio Social - NAP da FACESA; apresenta experiência na Docência Superior em EaD; e em disciplinas Híbridas. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino em fisioterapia, síndromes e má formações congênitas, paralisia cerebral, espasticidade, terapêutica em fisioterapia, e uso de órteses; desenvolvendo ações com crianças portadoras de deficiências motoras e cognitivas desde 1992 até a presente data

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Costa, E. L. da ., & Santos, C. C. T. . (2021). Gameterapia na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral. Revista Coleta Científica, 5(10), 60–68. https://doi.org/10.5281/zenodo.5784211

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