ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE DA FAMÍLIA – VOLUME 2

Autores

Resumo

A obra “Abordagens interdisciplinares em saúde da família – volume 2” advém do resultado de submissões do Edital 02/2022 publicado pela Editora Coleta Científica (sediada em Unaí/MG).

O livro contou com as organizadoras: Profa. Me. Amanda Cabral dos Santos (http://lattes.cnpq.br/3800336696574536); Profa. Dra. Maria Liz Cunha de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/8444432728032111); e Profa. Me. Walquiria Lene dos Santos (http://lattes.cnpq.br/4723603129713855). Os editores da obra foram Prof. Dr. Jonas Rodrigo Gonçalves (http://lattes.cnpq.br/6904924103696696) e Prof. Me. Danilo da Costa (http://lattes.cnpq.br/9522717317530051). A capa e a supervisão foram realizadas pelo Prof. Me. Danilo da Costa.

Esta obra congrega submissões exógenas, advindas de diversas localidades do Brasil, de manuscritos de diversas naturezas: trabalhos de conclusão de curso; projetos de pesquisa; projetos de iniciação científica; projetos de extensão; metodologias ativas de produção escrita no lugar de provas tradicionais de disciplinas curriculares; trabalhos originais; trabalhos de revisão bibliográfica; entre outros tipos de escritas acadêmicas.

Todos os capítulos são estruturados com: título, resumo e palavras-chave em português e inglês; identificação dos autores (currículo, e-mail, link do Lattes e do Orcid, afiliação institucional e formação); introdução; desenvolvimento; considerações finais; referências.

Foi seguido o processo de revisão às cegas por pares de forma a garantir uma boa qualidade de forma e conteúdo dos capítulos que compõem a obra.

Em 2021, a Editora Coleta Científica lançou o primeiro volume desta obra, e devido ao seu sucesso e à sua repercussão positiva no meio acadêmico e científico, em 2022, a editora apresenta o segundo volume da mesma obra, com novos capítulos e novas discussões sobre este tema de tamanha relevância.

Ótima leitura a todos(as)!

Biografia do Autor

Amanda Cabral dos Santos, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

[1] Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2012), especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Mauá (2020), especialização em Fisioterapia Neurológica pela Universidade de Brasília (2002), especialização em Transtornos do Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lydia Coriat (2004), graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (2002), graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação do Planalto Central (2000), Atualmente é professora de Educação Física do Atendimento em Educação Precoce - Secretaria de Educação do Distrito Federal, professora do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Sena Aires, Valparaíso - GO, membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante da Faculdade Sena Aires, Valparaíso - GO, coordenadora da Comissão de Apoio ao Egresso da Faculdade Sena Aires, membro da Equipe Multidisciplinar dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia EAD da Faculdade Sena Aires, Valparaíso de Goiás-GO. Professora responsável pelo Projeto de Iniciação Científica Abordagens Interdisciplinares em saúde da Família e Supervisora de Estágio Supervisionado Obrigatório em Fisioterapia Cardiopulmonar e Saúde da Família. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Ensino Especial e Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurológica e Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia Cardiopulmonar e Fisioterapia na Saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: estimulação precoce, intervenção precoce, psicanálise, desenvolvimento motor e risco psíquico, saúde da família. Experiência em docência do ensino superior presencial e EAD.

Maria Liz Cunha de Oliveira, Universidade Católica de Brasília UCB, DF, Brasil

[2] Graduada em Enfermagem (1983), mestrado em Educação (1995 bolsista CAPES) e doutorado em Ciências da Saúde (2000) todos pela Universidade de Brasília- UnB. Pós Doutorado em psicologia social pela Universidade Católica de Brasília /UCB. Atualmente é professora da pós-graduação em Gerontologia da UCB. Pesquisadora do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1. Aspectos Físicos, Biológicos, Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento. É professora/pesquisadora do mestrado profissional da Fundação de Ensino e Pesquisa do Distrito Federal - FEPECS, na linha de pesquisa de saúde do adulto. Na graduação leciona na área básica e no curso de Enfermagem. É consultora ad hoc da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Revista Brasileira Ciência e Movimento, Texto & contexto enfermagem dentre outras. Coordenadora de duas linhas de pesquisa no CNPq epidemiologia e estudos na área da saúde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UCB e coordenadora do CEP da Faculdade Sena Aires, ambos como voluntária. Trabalhou na Secretaria de Saúde do DF como enfermeira assistencial e Gerente de Enfermagem do Hospital de Base do DF e do Centro de Saúde 01 de Santa Maria - DF, foi Diretora da Divisão de Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa- FEPECS e Técnica da Gerência de DST/AIDS da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ex Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da ESCS/FEPECS/SES e avaliadora do Sistema Nacional de Educação Superior (INEP)

Walquiria Lene dos Santos, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

[3] Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (2002) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2008). Já atuou na atenção primária em saúde, saúde da família. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da FACESA. Participou do Programa de Iniciação Cientifica da FACESA (PIC). Docente no curso de Fisioterapia no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da FACESA, Integrante do Comitê de Ética e Pesquisa da FACESA. Participou do Programa de Iniciação Cientifica da FACESA (PIC). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem - EAD da FACESA. Membro da equipe multidisciplinar do Curso de Enfermagem - EAD da FACESA. Docente do curso de Enfermagem - EAD da FACESA. Docente no curso de Enfermagem no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC. Integrante dos Projetos de Extensão da FACESA - Projeto Benjamim, Programa de Extensão Melhor Idade, Programa de Extensão FACESA, Comando de Saúde nas Empresas e Programa de Extensão Promovendo Saúde nas Escolas. Orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso na UNICEPLAC. Atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, idoso, farmacologia, cuidados, sexualidade. Autor/conteudista da Faculdade Phorte. Preceptora de estágios no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC.

 

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Santos, A. C. dos, Oliveira, M. L. C. de, & Santos, W. L. dos. (2022). ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE DA FAMÍLIA – VOLUME 2. Editora Coleta Científica, 2(2), 258. Recuperado de http://portalcoleta.com.br/index.php/editora/article/view/131

Edição

Seção

LIVROS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)