ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Nutrição, Pandemia Covid-19, Saúde

Resumo

Prezado(a) Leitor(a),

 

No final do ano de 2019, o mundo se deparou com a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, a Corona Virus Disease (COVID-19) e desde então milhares de mortes ocorreram no Brasil e no mundo. Apesar de o principal acometimento dessa doença ser respiratório, a alimentação apresenta papel importante na manutenção da saúde global do indivíduo por atuar em todo corpo.

 

Sabe-se que um adequado estado nutricional contribui substancialmente para uma melhor atuação do sistema imunitário, o que promove um aumento das defesas orgânicas na prevenção de infecções e recuperação do estado clínico e nutricional. Além disso, uma das principais medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19 é o isolamento social, podendo exercer influências tanto no comportamento de compra quanto na ingestão de alimentos.

 

Este e-book foi criado pelos alunos do estágio curricular obrigatório do curso de nutrição da Universidade Paulista – UNIP, Campus Brasília, sob a supervisão de professoras do curso. Foi elaborado na forma de folders compostos por ilustrações e textos que abordam os principais aspectos relacionados à alimentação e nutrição adequadas numa linguagem simples, clara e objetiva.

 

Destina-se a população brasileira com objetivo de orientar sobre higienização dos alimentos, superfícies, objetos e higienização pessoal com intenção de prevenir vias de contaminação; sobre o papel de nutrientes no fortalecimento do sistema imunológico, esclarecendo onde esses nutrientes estão presentes; alertando sobre a importância de hidratação, além de enfatizar o papel social e afetivo que alimentação apresenta na vida das pessoas.

 

Desejamos a todos (as) uma excelente leitura!

DOI: https://doi.org/10.29327/542772

Biografia do Autor

Ramyne de Castro da Paz, Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS, Brasil

Mestra em Ciências para a Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) da SES- DF. Especialista em Nutrição Clínica Programa de Residência da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).  Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF. Docente da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF e Supervisora de Estágio da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF. Professora da Escola Técnica de Brasília (ETS).

Lattes Id: http://lattes.cnpq.br/8925738415515005

E-mail: ramyne.paz@docente.unip.br

Renata Costa Fortes, Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS, Brasil

Doutora e Mestra em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB)-DF. Especialista em Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral - ASBRAN, SES-DF, GANEP e IPCE. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)-MG. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Rede na Área de Atenção ao Câncer da SES-DF. Professora Titular e Orientadora do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da SES-DF. Coordenadora e Professora Titular do Curso de Nutrição da Universidade Paulista (UNIP), campus Brasília-DF. Nutricionista do Serviço de Cirurgia Metabólica para Diabetes Tipo 2 da SES-DF.

Lattes Id: http://lattes.cnpq.br/5453042571253174

E-mail: renata.fortes@docente.unip.br

Bruna Nascimento da Silva, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)

Doutoranda do Programa de Saúde Integral do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Mestra em Cuidados Intensivos pelo IMIP. Especialista em Nutrição Clínica pelo IMIP. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Nutricionista do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e docente da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF.

Lattes Id: http://lattes.cnpq.br/5162264180630769

E-mail: bruna.silva@docente.unip.br

Referências

Souza LPS, Souza AG, Tirelli C. COVID-19 no Brasil: seguimos no mesmo mar, mas não nos mesmos barcos. Com. Ciências Saúde 2020; 31(03):1-12. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/787.

Arruda DEG, Martins DDS, Silva IFM da, Sousa MNA de. Prognóstico de pacientes com COVID-19 e doenças crônicas: uma revisão sistemática. Com. Ciências Saúde 2020; 31(03):1-16. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/748.

Almeida J, Rocha W, Gomes M, Lemos J, Pereira V, Dantas PM, et al. Protocolo de terapia nutricional oral para casos suspeitos e diagnosticados de COVID-19. Com. Ciências Saúde 2020; 31 (Suppl1):196-203. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/703.

Mendes L, Cebola M, Mendes D, Marinho A, Guerreiro AS. Intervenção nutricional no doente com COVID-19. Saúde Tecnologia 2020, v. 23, p.11-18. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/12124/1/Interven%C3%A7%C3%A3o%20nutricional%20no%20doente%20com%20COVID-19.pdf.

Ferreira DC, Santos DC., Vieira MP, Sampaio NCS, Andrade SS. Manejo nutricional para pacientes hospitalizados com COVID-19: Uma revisão integrativa. Saúde Coletiva 2020; 10(59): 4140-4145. Disponível em: http://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1056/1239.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Paz, R. de C. da ., Fortes, R. C. ., & Silva, B. N. da . (2021). ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Editora Coleta Científica, 1(1), 01–56. Recuperado de http://portalcoleta.com.br/index.php/editora/article/view/65

Edição

Seção

LIVROS