Debates sociofilosóficos sobre avaliação emancipatória: a dialética da nova cultura e práticas educacionais contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.6772807

Palavras-chave:

Debate. Educação Emancipadora. Paulo Freire. Democratização Do Saber. Prática de Liberdade. Avaliação.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade debater os aspectos sociofilosóficos de práticas avaliativas emancipatórias por meio da educação e seus reflexos, em que considera – se o processo de diálogo para uma nova cultura educacional na sociedade contemporânea. Para isso, são levantados os contextos políticos de emancipação do indivíduo pela educação, em Freire (1967), na avaliação em Luckesi (2005), e nas concepções de democracia e escola, numa abordagem de Saviani (2021) entre outros. O estudo perpassa desde os princípios da educação, as metodologias de avaliação escolar e a democratização do saber. Aponta-se a filosofia educacional desenvolvida por Paulo Freire, suas contribuições para o letramento e alfabetização de adultos, em uma concepção de liberdade, criticidade, cultura e emancipação dos educandos a partir da alfabetização como ferramenta do saber e da apropriação do conhecimento, por isso, o presente artigo observa a realidade do processo escolar de ensino aprendizagem, suas formas de democratização e emancipação, fazendo jus às situacionalidades de uma época que dialoga com o sistema de educação utilizado ao longo dos anos, para o sistema atual, além de criticar a forma como se tem encarado a avaliação na tentativa de torná-la menos excludente e mais emancipatória.

Biografia do Autor

Luciani Costa Batista, Centro Universitário de Goiás, UNIGOIÁS, Brasil

mceclip0.png https://orcid.org/0000-0002-5325-7980
mceclip1.png http://lattes.cnpq.br/0621923604087895
Centro Universitário de Goiás, UNIGOIÁS, Brasil
E-mail: lucianicom20@gmail.com   

Ronaldo dos Santos Guimarães, Centro Universitário de Goiás, UNIGOIÁS, Brasil

Graduando em Letras - Língua Portuguesa (LICENCIATURA), pelo Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS). Foi estudante - investigador do Programa de Iniciação Científica (PIC) - "Debates sociofilosóficos sobre Avaliação Emancipatória: a dialética da nova cultura e práticas educacionais contemporâneas"(2022). Participou como discente - pesquisador do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) - "Letramento digital e as falácias da inclusão",no ano de (2021), ambos sob coordenação da Supervisão da Área de Pesquisa Cientifica - (SAPC), da mesma instituição.

Antônio Adônnis Sátiro de Souza Souza, MUST University, MUST, Estados Unidos

Possui Graduação em Ciências Sociais, pelo Centro Universitário ETEP/SP, Licenciatura em Filosofia e em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas (FECH) da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). É Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Atualmente é Mestrando no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Emergentes na Educação da Must University, Flórida EUA. Possui Especialização em Metodologias e Gestão para Educação a Distância, Psicopedagogia e Direito do Trabalho.

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

Batista, L. C., Guimarães, R. dos S., & Souza, A. A. S. de S. (2022). Debates sociofilosóficos sobre avaliação emancipatória: a dialética da nova cultura e práticas educacionais contemporâneas. Revista Coleta Científica, 6(11), 67–85. https://doi.org/10.5281/zenodo.6772807

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

ARK