Identidade docente: construção de uma realidade sob a ótica de discentes do ProDIC.- UNEAL

Autores

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Discentes, ProDIC, Formação Inicial

Resumo

O objetivo desta pesquisa é de comparar as percepções dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDIC) – UNEAL diante do Estágio Curricular Supervisionado na escola. A pesquisa utilizará do método qualitativo, por um estudo de caso, na perspectiva de modelo analítico descritivo. Os participantes serão 10 mestrandos do PPG. Os instrumentos utilizados serão: Notas de Campo e Documento do Relatório Final dos estagiários, submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, baseada especialmente em Minayo (2002). Os resultados dessa análise revelarão que a percepção de ambos (docente supervisor e aluno) sobre o mesmo período de estágio vivenciado será bastante distinta. Esse estudo entende como necessário que os participantes dessa importante etapa da formação inicial trabalhem em conjunto e conscientes dos papéis que representam e suas responsabilidades. Além disso, essa pesquisa compreende como fundamental que ambos entendam a importância do estágio, construam uma relação de parceria e consciência dos papéis que representam.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal de São Carlos

[Lattes]
Docente Permanente (orientador de mestrado e doutorado) no Programa de Pós - Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Pesquisador Externo do Centre for Law, Democracy, and Society (CLDS) da Queen Mary University of London. Editor do Periódico Perspectivas Contemporâneas (Qualis B1). Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GEPECUMA - UNESP). Atuou como Coordenador de Ensino e Pesquisa na Oxford Latam Brasil (2023/2024). Foi Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq (PDCR) - Nível C. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro da American Sociological Association (ASA), fundado em 1905 (EUA). Foi Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Editor - Chefe do Journal of Law, Public Policies, and Human Sciences. Membro do Conselho Editorial da Mental Health Human Resilience International Journal. Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011).

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

Silva, R. A. da. (2024). Identidade docente: construção de uma realidade sob a ótica de discentes do ProDIC.- UNEAL. Revista Coleta Científica, 7(14), e14152. Recuperado de http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/152

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