As contribuições do acompanhamento psicopedagógico na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5658003

Palavras-chave:

Ensino Superior. Psicopedagogia. Acompanhamento Psicopedagógico.

Resumo

A psicopedagogia em instituição de ensino superior caracteriza-se por trabalho que permite mediar problemas no processo de ensino ao buscar melhorar as relações de aprendizagem, auxiliando no processo de adaptação e desenvolvimento da autonomia e outras dificuldades apresentadas pelos discentes no decorrer de sua formação acadêmica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do acompanhamento psicopedagógico em instituições de ensino superior no auxílio a problemas de adaptação e dificuldades de aprendizagem dos acadêmicos, compreendendo o contexto histórico da psicopedagogia no Brasil e as contribuições da psicopedagogia no processo de adaptação e da aprendizagem dos acadêmicos. O problema que buscou-se investigar foi: Quais as contribuições da psicopedagogia no processo de adaptação acadêmica e da aprendizagem com discentes na educação superior? A metodologia utilizada foi exploratório-descritiva e bibliográfica, de abordagem qualitativa. O estudo evidenciou que o atendimento psicopedagógico contribui no processo de aprendizagem, adaptação e permanência do acadêmico, o que contribui também para fortalecer a política de inclusão e democratização no acesso e permanência, com sucesso, dos ingressantes na educação superior. 

Biografia do Autor

Eunice Nóbrega Portela, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

[1] Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Social pela Universidade de Brasília. Professora universitária. Administradora Educacional. Consultora Empresarial. Gestora. Pesquisadora.

Dirce Maria da Silva, Centro Universitário Unieuro, UNIEURO, Brasil

[2] Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência com ênfase em Políticas Públicas pelo Centro Universitário Euroamericano/DF. Professora universitária. Bacharel em Administração. Especialista em Gestão Pública e Negócios. Pesquisadora.

 

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Portela, E. N. ., & Silva, D. M. da . (2021). As contribuições do acompanhamento psicopedagógico na educação superior. Revista Coleta Científica, 5(10), 11–27. https://doi.org/10.5281/zenodo.5658003

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