Grupo de estudos: libras formação inclusiva e humanística (GELFIH)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7097998

Palavras-chave:

Libras; inclusão; grupo de estudo; formação.

Resumo

Este texto tem como escopo apresentar algumas discussões realizados pelo Grupo De Estudos: Libras Formação Inclusiva e Humanística (Grupo De Estudos: Libras Formação Inclusiva e Humanística) criado neste primeiro semestre de 2022. As atividades desenvolvidas são relacionadas ao tema “O impacto da disciplina de Libras na formação acadêmica de bacharelandos e licenciandos” O grupo envolve estudantes de graduação e professoras desta instituição da área de Libras em torno de discussões que visam difundir a libras e promover a naturalização das deficiências, sobretudo, a auditiva. Os percursos metodológicos adotado são pautados em pesquisa bibliográfica, leituras, debates e contextualização e exemplificação no mercado de trabalho, conforme as áreas de atuação dos discentes. Os resultados, por ora, obtidos não se restringiram e nem se restringem nas vivências pessoais de cada integrante, mas se desdobram em relatos de experiência, participação e apresentação em congressos, produção de ensaios, artigos e publicações diversas em periódicos.

Biografia do Autor

Ariane Carreiro de Sousa Fernandes, Instituto Federal de Goiás/UNIGOIÁS, Brasil

É graduada em Letras - Libras, pela Universidade Federal de Goiás (2014), especialista em Docência do Ensino Superior (2015), mestra em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2021). Atualmente, é professora no Centro Universitário de Goiás, UniGoiás, onde ministra aulas de Libras e Português na modalidade a distância semipresencial. Membra do NIAU - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do UniGoiás, em que é responsável pela comissão do deficiente auditivo.

Mairy Aparecida Pereira Soares, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil

Doutoranda em Psicologia- UCB-Brasília.Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1998), graduação em Letras-Libras/ UFG, Especialização em Língua Portuguesa: Ensino de Literatura (2001), Especialização em Letramento Informacional (2015) e Mestrado em Educação pela PUC Goiás (2004). Atualmente, é instrutora da Escola de Governo Henrique Santillo/SEGPLAN-GO. Estatutária da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, atua como Coordenadora pedagógica Geral da Escola de Tempo Integral Ismael Silva de Jesus. Atuou como Tutora de área de Língua Portuguesa pela SEDUCE-GO e a distância pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no SisMédio. Exerce a função de Professora Tutora de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Libras EaD e revisora geral de material instrucional no UNIGOIÁS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e gestão escolar, atua principalmente nos seguintes temas: Libras, leis, educação, formação de professores, Análise do Discurso Crítica e Educação Inclusiva.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

Fernandes, A. C. de S., & Soares, M. A. P. . (2022). Grupo de estudos: libras formação inclusiva e humanística (GELFIH). Revista Coleta Científica, 6(12), 01–08. https://doi.org/10.5281/zenodo.7097998

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