A intervenção fisioterapêutica em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.55892/rcc.v7i14.146Palavras-chave:
Fisioterapia, Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento infantilResumo
O presente estudo tem por principal escopo abordar os distúrbios psicomotores presentes em quadros de TEA e as diversas possibilidades de intervenção fisioterapêutica. O objetivo maior desta pesquisa é apresentar a contribuição da Fisioterapia para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com o TEA. Para concentrar as informações que permeiam a temática do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório e qualitativo, a qual permitiu a reunião de pesquisas que possam apontar caminhos exitosos baseados em evidências científicas, principalmente relacionadas à contribuição da fisioterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo concluiu que os artigos voltados para as intervenções, principalmente aquelas que visam o desenvolvimento psicomotor, ainda são escassos e apresentam níveis baixos de evidência científica. Apesar disso, é possível concluir que o TEA tem como característica o distúrbio psicomotor que pode se apresentar de formas variadas, que a fisioterapia pode contribuir para a melhora do quadro de crianças com TEA e que, independentemente das técnicas e abordagens utilizadas, o que definirá o êxito da intervenção é o trabalho em parceria com a família e com uma equipe multiprofissional e, principalmente, a conexão que o fisioterapeuta conseguirá estabelecer com cada um de seus pacientes.
Referências
Azevedo, A., & Gusmão, M. (2016). A importância da Fisioterapia motora no acompanhamento de crianças autistas. Revista Eletrônica Atualiza Saúde. 2(2), p. 76-83.
Brasil. (2019). Manual de Orientação n. 5. Transtorno do Espectro do Autismo. Ministério da Saúde.
De Carvalho Cardoso, G., Fioravante De Brum, E., Oviedo De Carvalho, R., & Dos Santos Chiquetti, E. M. (2022). Intervenções psicomotoras em indivíduos com transtorno do espectro autista: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 29(3). https://doi.org/10.31501/rbcm.v29i3.13255
Dutra, A. C. L., Cadore, C., Malysz, K., & Moraes, L. C. F. D. M. (2022). Avaliação do déficit de equilíbrio em crianças com transtorno do espectro autista. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 26(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8496
Dutra, S.S. (2018). Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
Gaia, B. L. de S., & Freitas, F. G. B. de. (2022). Atuação da fisioterapia em crianças com transtorno do espectro autista (Tea): Uma revisão da literatura. Diálogos em Saúde, 5(1).
Gomes, F. C., Lopes, J. O., & Fonseca, S. M. C. (2013). A importância da integração sensorial em crianças portadoras de transtornos de processamento sensorial: uma visão fisioterapêutica.
Ivonete Rodrigues Neves, N. P. S. S., & Silva, N. kelly F. D. (2022). A Importância da Cinesioterapia no Acompanhamento de Crianças Autistas: Uma revisão de literatura. https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24613
Marcião, L. G. D. A., Costa, G. E. P., Lima, P. E., Silva, V. H. F. D., Bezerra, A. B., Oliveira, A. C. C., Moura, L. F. D., Cobalchini, A. R. P., Silva, M. L. T. D., Sousa, D. G. D., Rocha, I. A. D. S., & Santos, R. N. D. (2021). A importância da fisioterapia no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Research, Society and Development, 10(5), e24410514952. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14952
Rodrigues, J. A. L., Lima, L. de, & Monteiro, V. H. F. (2020). Atuação da fisioterapia no transtorno do espectro autista. Revista Científica Unilago, 1(1).
Santos, C. C. C. D., Santos Júnior, J. D. D., Holanda, A. C. S. D., Silva, A. G., Ferreira Júnior, E. J., Lopes, R. F., Silva, G. A. D., Ferro, E. F. C. M., & Silva Neto, J. M. D. (2022). Efeitos da Fisioterapia precoce na reabilitação de crianças com TEA: Uma revisão Sistemática. Research, Society and Development, 11(14), e191111435246. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.35246
Santos, G. T. da S., Mascarenhas, M. S., & Oliveira, E. C. de. (2021). A contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 21(1), 129–143. https://doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p129-143
Segura, D. de C. A., Nascimento, F. C. do, & Klein, D. (2011). Estudo do conhecimento clínico dos profissionais da fisioterapia no tratamento de crianças autistas. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 15(2).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.