SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONCEITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5196789

Palavras-chave:

Conhecimento. Interdisciplinaridade. Disciplinaridade. Ciências Humanas

Resumo

Na cultura atual, a interdisciplinaridade é vista como um pré-requisito necessário para o ensino e a pesquisa. O conceito de interdisciplinaridade recentemente adquiriu força nos círculos de política, prática, ensino e pesquisa. Embora ainda haja algum ceticismo sobre o conceito, ela recentemente assumiu conotações morais com explicações de por que a interdisciplinaridade é desejável e inevitável. Como resultado, tanto a Academia de Ensino Superior quanto os Conselhos de Pesquisa que apoiam a interdisciplinaridade tanto no ensino quanto na pesquisa. Com base unicamente em uma análise exaustiva da literatura, este artigo fornece um esboço da ideia, suas implicações de ensino e seu significado para as políticas contemporâneas. A ideia de interdisciplinaridade, por outro lado, foi exagerada ao ponto da banalização. O tópico é oportuno, interessante e pouco conhecido na prática, portanto, precisa ser considerado em profundidade. Transformações, desconstruções e reconstruções do que é tipicamente apresentado são necessárias para aderir a um projeto interdisciplinar. O estudo da interdisciplinaridade ainda é incipiente, não oferecendo segurança teórica e metodológica para quem se sente atraído a desenvolver um trabalho dessa magnitude.

Biografia do Autor

Danilo da Costa, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil

Mestrando em Educação. Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional; em Direito Administrativo; em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista. Licenciado em Geografia. Pesquisador. Editor. Professor universitário.

João Carlos Gonçalves, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

Mestrando em Ciências Contábeis pela UnB -DF, possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNISANTOS -FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E COMERCIAIS DE SANTOS (1985). Atualmente é consultor empresarial e professor do IBMEC e Faculdade Processus no DF, com MBA em Gestão de Empresas, cursado no INPG em 2003.

Roberta Cristina Gonçalves Cantino, Faculdade Don Domênico, SP, Brasil

Licenciada em Educação Física; Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio.

Rosilene da Silva Moura, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

Especialista em Revisão de Texto, pela Faculdade Processus; em Neuropedagogia, pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil (ASSESB); e em Alfabetização e Letramento, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em Língua Portuguesa: análise sintática da oração e do período; Vírgula e outros sinais de pontuação. Membra externa do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

Costa, D. da ., Gonçalves, J. C. ., Cantino, R. C. G. ., & Moura, R. da S. . (2021). SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONCEITO. Revista Coleta Científica, 5(9), 119–134. https://doi.org/10.5281/zenodo.5196789

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