SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONCEITO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5196789Parole chiave:
Conhecimento. Interdisciplinaridade. Disciplinaridade. Ciências HumanasAbstract
Na cultura atual, a interdisciplinaridade é vista como um pré-requisito necessário para o ensino e a pesquisa. O conceito de interdisciplinaridade recentemente adquiriu força nos círculos de política, prática, ensino e pesquisa. Embora ainda haja algum ceticismo sobre o conceito, ela recentemente assumiu conotações morais com explicações de por que a interdisciplinaridade é desejável e inevitável. Como resultado, tanto a Academia de Ensino Superior quanto os Conselhos de Pesquisa que apoiam a interdisciplinaridade tanto no ensino quanto na pesquisa. Com base unicamente em uma análise exaustiva da literatura, este artigo fornece um esboço da ideia, suas implicações de ensino e seu significado para as políticas contemporâneas. A ideia de interdisciplinaridade, por outro lado, foi exagerada ao ponto da banalização. O tópico é oportuno, interessante e pouco conhecido na prática, portanto, precisa ser considerado em profundidade. Transformações, desconstruções e reconstruções do que é tipicamente apresentado são necessárias para aderir a um projeto interdisciplinar. O estudo da interdisciplinaridade ainda é incipiente, não oferecendo segurança teórica e metodológica para quem se sente atraído a desenvolver um trabalho dessa magnitude.
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