Conceituando os indicadores bibliométricos em pesquisas sobre a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.29327/233824.7.13-1Palabras clave:
Covid-19. Google índice h5. Multidisciplinaridade. Pesquisas.Resumen
Este artigo tem como principal objetivo, apresentar a toda comunidade acadêmica e científica brasileira as produções multidisciplinar/interdisciplinar que objetivaram o maior impacto científico calculado pelo Google índice h na língua portuguesa, conceituando a covid-19 em diversas áreas. Ou seja, uma abordagem sobre as produções mais citadas e referenciadas na língua portuguesa que tratam sobre a covid-19. O objetivo é atualizar os pesquisadores dos temas mais pesquisados em diversas áreas e apresentar de forma a estado do conhecimento essas pesquisas mais relevantes que tiveram maior impacto com base nos indicadores bibliométricos.
Citas
Aquino, E. M. L., Silveira, I. H., Pescarini, J. M., Aquino, R., Souza-Filho, J. A. de, Rocha, A. dos S., Ferreira, A., Victor, A., Teixeira, C., Machado, D. B., Paixão, E., Alves, F. J. O., Pilecco, F., Menezes, G., Gabrielli, L., Leite, L., Almeida, M. da C. C. de, Ortelan, N., Fernandes, Q. H. R. F., & Ortiz, R. J. F. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(1), 2423–2446. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020
Arruda, E. P. (2020). EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: Elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, 7(1), 257–275. https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621
Costa, D. da., Gonçalves, J. C., Cantino, R. C. G. & Moura, R. da S. (2021). SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONCEITO. Revista Coleta Científica, 5(9), 119–134.
Costa, T., Lopes, S., & Fernández-Llimós, F. (2012). A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: Indicadores e ferramentas. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Costas, R., & Bordons, M. (2007). The h-index: Advantages, limitations and its relation with other bibliometric indicators at the micro level. Journal of Informetrics, 1(3), 193–203. https://doi.org/10.1016/j.joi.2007.02.001
Gonçalves, J. C., Costa, D. da, Fernandes, R. da R., & Costa, D. A. da. (2022). Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19. Cadernos Do FNDE, 3(5), 01–14.
Gonçalves, J. C., Costa, D. da, Fernandes, R. da R., & Costa, D. A. da. (2022). Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19. Cadernos Do FNDE, 3(5), 01–14.
Marziale, M. H. P., & Mendes, I. A. C. (2002). O fator de impacto das publicações científicas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 10, 466–467.
Pinto, A. C., & Andrade, J. B. de. (1999). Fator de impacto de revistas científicas: Qual o significado deste parâmetro? Química Nova, 22, 448–453.
Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063