A responsabilidade e ética são um bom negócio e entram no capital imaterial da empresa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6484963Palabras clave:
Ética. Responsabilidade socio – empresarial. Capital imaterialResumen
O trabalho trata o tema da ética e responsabilidade sob o perfil dos negócios. Muitos empreendedores e gestores ainda não percebem que no futuro a certificação ou pelos menos uma atitude de ética e responsabilidade serão necessários para se diferenciar da concorrência, ter uma missão alinhada a sustentabilidade, alavancar os ativos imateriais. Em uma economia que está correndo para Industria 4.0 e informação como inovação e patrimônio principal para empresas uma imagem ética será fundamental tanto quanto os profissionais que se responsabilizarão nessa área. A pesquisa é bibliográfica com base artigos e pesquisa em internet, o escopo é didático e como resultado resume as principais áreas que impactam no ativo imaterial, o capital imaterial que pode ser alavancado e vai posicionar a organização em um patamar mais atualizado e sustentável.
Citas
ARISTÓTELES Ética a Nicômaco.Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim Editora Nova Cultural, Ltda., São Paulo. 1991
AVENI A. Empreendedorismo e inovação em saúde : uma analise das oportunida-des
Revista Coleta Scientifica Ano IV, Vol. IV, n.8, jul.-dez., 2020.ISSN: 2763-6496 DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4750286
AVENI, A.. Estratégias atuais e futuras para empresas e profissionais na economia do Covid-19. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Soci-al, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 46-64, abr. 2020a. ISSN 2675-0236. Disponível em: <http://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/194>. Acesso em: 08 out. 2021
AVENI, A. Empreendedorismo Contemporâneo. São Paulo: ATLAS, 2014 ISBN: 9788522489961, Home page: http://www.editoraatlas.com.br/atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522489961
AVENI, A. Canavs Social: passo a passo. Brasilia: Jonas Rodrigo Edições, 2018, v.1. p.69. Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788554009014.
ALENCASTRO, M. S. C.. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e respon-sabilidade corporativa. Curitiba: Ibpex, 2010.
ARANTES, E. C.; HALICKI, Z.; STADLER, A. (Org). Empreendedorismo e responsa-bilidade social. (Coleção Gestão Empresarial; v. 4)Curitiba: Ibpex, 2011 –.
ASHLEY, P. A. (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BORGES, J. G.. A Importância da responsabilidade social na alavancagem da mar-ca das empresas. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25386. 2021. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.386
COSTA, H. S. G. da. Negociando para o sucesso. Curitiba: Ibpex, 2008.
EFFAS THE EUROPEAN FEDERATION OF FINANCIAL ANALYSTS SOCIETIES KPIs for ESG A Guideline for the Integration of ESG into Financial Analysis and Corporate Valuation. Version 1.2. 2009.
INSTITUTO ETHOS. Formulação e Implantação de Código de Ética em Empresas. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, São Paulo, 2000. Disponí-vel em: https://www.ethos.org.br/cedoc/formulacao-e-implantacao-de-codigo-de-etica-em-empresas-reflexoes-e-sugestoes/. Acesso em 30 de novembro de 2021.
MOSCOVICI, F.. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 17. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
PASSOS, E.. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
DA MATTA, REVISTA DE HISTÓRIA.COM.BR. Fórum sobre Corrupção. Entrevista com Roberto Da Matta realizada em 05/03/2009 e disponível em <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/forum-sobre-corrupcao-roberto-damatta>. Acesso em: 04 de dez. 2011.
SÁ, A. L. de. Ética profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SROUR, R. H. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.