A intervenção fisioterapêutica em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/rcc.v7i14.146

Palavras-chave:

Fisioterapia, Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento infantil

Resumo

O presente estudo tem por principal escopo abordar os distúrbios psicomotores presentes em quadros de TEA e as diversas possibilidades de intervenção fisioterapêutica. O objetivo maior desta pesquisa é apresentar a contribuição da Fisioterapia para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com o TEA. Para concentrar as informações que permeiam a temática do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório e qualitativo, a qual permitiu a reunião de pesquisas que possam apontar caminhos exitosos baseados em evidências científicas, principalmente relacionadas à contribuição da fisioterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo concluiu que os artigos voltados para as intervenções, principalmente aquelas que visam o desenvolvimento psicomotor, ainda são escassos e apresentam níveis baixos de evidência científica. Apesar disso, é possível concluir que o TEA tem como característica o distúrbio psicomotor que pode se apresentar de formas variadas, que a fisioterapia pode contribuir para a melhora do quadro de crianças com TEA e que, independentemente das técnicas e abordagens utilizadas, o que definirá o êxito da intervenção é o trabalho em parceria com a família e com uma equipe multiprofissional e, principalmente, a conexão que o fisioterapeuta conseguirá estabelecer com cada um de seus pacientes.

Biografia do Autor

Gabriela Sena Pereira Teixeira, Faculdade Sena Aires, Valparaíso de Goiás, GO, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Fisioterapia pela Faculdade Sena Aires

Letícia Aída Forte dos Santos, Faculdade Sena Aires, Valparaíso de Goiás, GO, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Fisioterapia pela Faculdade Sena Aires

Amanda Cabral dos Santos, Faculdade Sena Aires, Valparaíso de Goiás, GO, Brasil

[Lattes] - Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2012), especialização em Didática do ensino Superior em Educação à Distância (2020), especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Mauá (2020), especialização em Fisioterapia Neurológica pela Universidade de Brasília (2002), especialização em Transtornos do Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lydia Coriat (2004), graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (2002), graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação do Planalto Central (2000)

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Teixeira, G. S. P., Santos, L. A. F. dos, & Santos, A. C. dos. (2023). A intervenção fisioterapêutica em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura. Revista Coleta Científica, 7(14), e14146. https://doi.org/10.55892/rcc.v7i14.146

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