A influência das redes sociais no comportamento eleitoral brasileiro

Autores/as

Palabras clave:

Ideologia, Opinião Pública, Preferências Políticas, Mídias Sociais e Marketing Eleitoral

Resumen

A suposta simplicidade de habitar neste mundo e participar do processo eleitoral não reflete, na verdade, sua complexidade e a variedade de aspectos que podem ser examinados. Isso se torna ainda mais evidente ao levar em conta os diversos meios de acesso contínuo a diferentes tipos de informação e às distintas formas de relações políticas. Um aspecto relevante diz respeito à compreensão do processo pelo qual o eleitor toma a decisão de votar, especialmente quando inserido nos jogos de interesses públicos e privados no contexto da comunicação política. A contemporaneidade, definida tanto pelo pós-modernismo quanto pela liquidez, é marcada por uma predominância da imagem, tendo na interação em massa e na comunicação mediada sua essência. Sob diversas perspectivas, não se deve conceber o eleitor como meramente dominado ou submisso a esse poder, igualmente, a esfera midiática não pode ser vista como um substituto da esfera pública. Nesse sentido, cabe indagar sobre o papel das redes sociais na formação da opinião e nas estratégias eleitorais, além de investigar como esse fenômeno tem moldado o comportamento dos jovens e eleitores indecisos. Observa-se que os gatilhos emocionais visuais e textuais presentes nas redes sociais têm impactado significativamente o comportamento eleitoral, sendo que muitos eleitores não conseguem perceber a manipulação psicológica promovida pelos algoritmos. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência das redes sociais no comportamento eleitoral brasileiro. É a partir deste espaço, na interseção entre a política e a comunicação, que esta pesquisa foi descrita, uma vez que, o intuito da mesma se concentra no debate que tanto une quanto rejeita as interações entre os poderes midiático, político, econômico e social. Para isso, considera-se a abordagem de imagens, a mediação pela mídia, o aspecto visível das políticas e das relações sociais.

Biografía del autor/a

Maria Laura Rodrigues Gomes, Centro Universitário do Distrito Federal, DF, Brasil

Graduada em Ciência Política pelo Centro Universitário do Distrito Federal.

André Felipe Rosa, Universidad Católica de Brasilia

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Psicologia pela UCB e Especialista em Relações Institucionais pelo IBMEC/DF.

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Gomes, M. L. R., & Rosa, A. F. (2024). A influência das redes sociais no comportamento eleitoral brasileiro. Revista Coleta Científica, 8(16), e16179. Recuperado a partir de http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/179

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