A influência das redes sociais no comportamento eleitoral brasileiro
Palavras-chave:
Ideologia, Opinião Pública, Preferências Políticas, Mídias Sociais e Marketing EleitoralResumo
A suposta simplicidade de habitar neste mundo e participar do processo eleitoral não reflete, na verdade, sua complexidade e a variedade de aspectos que podem ser examinados. Isso se torna ainda mais evidente ao levar em conta os diversos meios de acesso contínuo a diferentes tipos de informação e às distintas formas de relações políticas. Um aspecto relevante diz respeito à compreensão do processo pelo qual o eleitor toma a decisão de votar, especialmente quando inserido nos jogos de interesses públicos e privados no contexto da comunicação política. A contemporaneidade, definida tanto pelo pós-modernismo quanto pela liquidez, é marcada por uma predominância da imagem, tendo na interação em massa e na comunicação mediada sua essência. Sob diversas perspectivas, não se deve conceber o eleitor como meramente dominado ou submisso a esse poder, igualmente, a esfera midiática não pode ser vista como um substituto da esfera pública. Nesse sentido, cabe indagar sobre o papel das redes sociais na formação da opinião e nas estratégias eleitorais, além de investigar como esse fenômeno tem moldado o comportamento dos jovens e eleitores indecisos. Observa-se que os gatilhos emocionais visuais e textuais presentes nas redes sociais têm impactado significativamente o comportamento eleitoral, sendo que muitos eleitores não conseguem perceber a manipulação psicológica promovida pelos algoritmos. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência das redes sociais no comportamento eleitoral brasileiro. É a partir deste espaço, na interseção entre a política e a comunicação, que esta pesquisa foi descrita, uma vez que, o intuito da mesma se concentra no debate que tanto une quanto rejeita as interações entre os poderes midiático, político, econômico e social. Para isso, considera-se a abordagem de imagens, a mediação pela mídia, o aspecto visível das políticas e das relações sociais.
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