Cartilha de educação nutricional para pessoas com fenilcetonúria

Autores

Resumo

O propósito desta cartilha é informar, de forma leve e didática, as pessoas com Fenilcetonúria, suas famílias, amigos e cuidadores; por meio de exemplos lúdicos e práticos sobre a Fenilcetonúria e seu tratamento dietético. O acesso a informações confiáveis sobre a alimentação adequada e saudável na Fenilcetonúria contribui para que as pessoas, famílias e comunidades ampliem a autonomia para realizar escolhas alimentares e para que exerçam o cumprimento do direito humano à alimentação adequada.

Alguns fatores podem dificultar a adoção continua ao padrão alimentar saudável para Fenilcetonúria como o custo mais elevado dos alimentos hipoproteicos, minimamente processados e naturais em comparação com os ultraprocessados, a necessidade de fazer refeições fora de casa, em locais onde não são oferecidas opções de alimentação com baixo teor de fenilalanina, a ausência de opção de substitutos de proteína mais palatáveis e a exposição intensa à publicidade de alimentos ricos em proteínas e inadequados para o seguimento do plano alimentar.

A literatura científica coletada nas bases de dados forneceu alicerces para o desenvolvimento do conteúdo, garantindo a confiabilidade das informações. As sessões foram divididas com base nas principais dúvidas dos pacientes e familiares, nos links "Saiba mais" e, ao ser clicada, é exibida uma outra página na internet ou rede social com informação adicional sobre o tema.

Biografia do Autor

Monique Poubel, Escola Superior de Ciências da Saúde, (ESCS), DF, Brasil

Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS). Especialista em Diagnóstico e Tratamento de Erros Inatos do Metabolismo pela Universidad de Chile/Instituto de Nutrición y Tecnología de los Alimentos. Especialista em Nutrição Clínica Enteral e Parenteral, com Metodologia Teórica e Prática pelo GANEP. Especialista em Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Especialista em Nutrição Clínica e Terapêutica Nutricional pelo IPCE/UNIGUAÇÚ. Nutricionista Clínica do Centro de Referência de Doenças Raras e do Serviço de Referência em Triagem Neonatal Ampliada da SES-DF do Hospital de Apoio de Brasília – Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Adriana Haack, Escola Superior de Ciências da Saúde, (ESCS), DF, Brasil

Pós-Doutora em Psicologia. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB-DF). Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB-DF). Especialista em Saúde Coletiva. Especialista em Nutrição Clínica Enteral e Parenteral, com Metodologia Teórica e Prática pelo GANEP. Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN. Especialista em Nutrição na Terceira Idade. Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz. Pós-graduanda em Segurança e Saúde do Paciente pela FIOCRUZ. Possui capacitação em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela FIOCRUZ. Atuação como Membro da equipe de atendimento acrianças portadoras de Alergia Alimentar do HMIB. Atuação como Membro do Conselho de Segurança Alimentar - CONSEA. Atuação como Membro do Comitê Central de Promoção de Saúde do DF. Atuação como Membro da Comissão de Padronização de Nutrição (SES-DF). Atuação como Membro da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional Enteral do HMIB. Membro do Comitê Técnico de Avaliação dos Projetos de Pesquisa da Escola Superior de Ciências da Saúde. Consultora ad hoc do Periódico Comunicação em Ciências da Saúde (SES – DF). Bacharel em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB-DF). Licenciatura Plena em Nutrição e Biologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB-DF).

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Poubel, M., & Haack, A. (2023). Cartilha de educação nutricional para pessoas com fenilcetonúria. Editora Coleta Científica, 50. Recuperado de https://portalcoleta.com.br/index.php/editora/article/view/142

Edição

Seção

LIVROS