Analisar o uso das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem em meio a pandemia do ensino fundamental anos finais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5598291Palabras clave:
Tecnologias Educacionais. Processo de Ensino. Pandemia.Resumen
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a realidade dos professores de diversos níveis de ensino, com a suspensão das atividades presenciais provocada pela pandemia do COVID-19. Em tempos de pandemia um novo contexto está posto diante da realidade escolar, os alunos e professores cada vez mais distantes fisicamente e conectados por meio de um único recurso possível, a tecnologia. O objetivo é analisar o uso das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem em meio a pandemia do ensino fundamental anos finais. O estudo é qualitativo, com análise das respostas de 54 sujeitos entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, de instituições particulares e redes de ensino público. A coleta foi realizada no primeiro semestre de isolamento social em Anápolis-GO, e os resultados indicam que a falta de infraestrutura para a realização das atividades e a fragilidade na formação dos docentes para o uso das tecnologias digitais são os elementos apontados como grandes obstáculos no sucesso das aulas remotas.
Citas
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. Cortez: SP, 1988.
APARECIDA Cruz,Sandra. O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E ENTRAVES, Espirito Santo, 15/01/2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/uso-da-tecnologia Acesso em 08/04/2021
CARVALHO, Rosiani, AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ARTICULAR O TRABALHO PEDAGÓGICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1442-8.pdf Acesso em 11.08.2021
COM CORONAVÍRUS, REDES DE ENSINO ENFRENTAM PARALISAÇÃO E AULAS REMOTAS. Redação Exames, São Paulo, 19.03.2020. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/com-coronavirus-redes-de-ensino-enfrentam-paralisacao-e-aulas-remotas/. Acesso em: 22.02.2021
COMO O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PODE SER UM GRANDE ALIADO? Eleva Plataforma, São Paulo, 04/09/2020. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/tecnologia-na-educacao/ acesso em 29.04.2021
CORDÃO, Francisco Aparecido. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Acesso em 30/03/2021
COSTA, D. da. ANÁLISE DA EXCLUSÃO E INCLUSÃO NO CONTEXTO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Coleta Científica, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 01–10, 2019
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.
COVID-19: TECNOLOGIA FACILITA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Redação Lyceum, São Paulo, 18.03.2020. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/covid-19-na-educacao/ Acesso em: 30/03/2021
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATUAL, Catraca livre, São Paulo 26/02/2019. Disponível em:https://catracalivre.com.br/educacao/entenda-a-importancia-da-tecnologia-na-educacao-atual/ Acesso em 29.04/2021
NEGRI, Fernanda De; Zucoloto , Graziela: Miranda , Pedro; Koeller, Priscila, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FRENTE À PANDEMIA , IPEA, Rio de Janeiro, 05/08/2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona Acesso em 16.08.2021
Pereira, Maria da Conceição; Silva Tânia Maria. O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, Cuiabá-MT, 12.2013. Disponível em:http://www.cefaprocuiaba.com.br/revista/up/ARTIGO%20IX.pdf Acesso em 30/03/2021
SOUZA, Andiara Cristina de; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Incluir não é Apenas Socializar: as contribuições das tecnologias digitais educacionais para a aprendizagem matemática de estudantes com transtorno do espectro autista. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 33, n. 65, p. 1305-1330, dez. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a16.
TECNOLOGIA REFLEXÕES SOBRE PROGRESSO EDUCACIONAL, Brasil Escola, Goiânia, 17/07/2021. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/caminhando-com-tecnologia-reflexoes-sobre-progresso-educacional.htm. Acesso em 11.08.2021
TIJIBOY, Ana Vilma. Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Silva, Mozart Linhares da (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
ARK
Licencia
Derechos de autor 2021 (CC BY 4.0)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.