Analisar o uso das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem em meio a pandemia do ensino fundamental anos finais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5598291

Parole chiave:

Tecnologias Educacionais. Processo de Ensino. Pandemia.

Abstract

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a realidade dos professores de diversos níveis de ensino, com a suspensão das atividades presenciais provocada pela pandemia do COVID-19. Em tempos de pandemia um novo contexto está posto diante da realidade escolar, os alunos e professores cada vez mais distantes fisicamente e conectados por meio de um único recurso possível, a tecnologia. O objetivo é analisar o uso das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem em meio a pandemia do ensino fundamental anos finais. O estudo é qualitativo, com análise das respostas de 54 sujeitos entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, de instituições particulares e redes de ensino público. A coleta foi realizada no primeiro semestre de isolamento social em Anápolis-GO, e os resultados indicam que a falta de infraestrutura para a realização das atividades e a fragilidade na formação dos docentes para o uso das tecnologias digitais são os elementos apontados como grandes obstáculos no sucesso das aulas remotas.

 

Biografie autore

Mariane Andreotti Dias, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil

[1] Doutora, Mestre e Geógrafa pela Universidade Federal do Paraná. Licenciatura e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015) trabalhando com as temáticas da Educação Especial e o atendimentos aos alunos com NEEs; Mapeamento e discussões sobre os Solos Antropizados e seus impactos. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2017) com defesa na área dos Solos Urbanos e Antropossolos. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2021) trabalhando com os temas da Geografia da Saúde, Saúde Coletiva, Descolonização do Saber, Medicina Alternativas, Práticas Alternativas e Complementares para a saúde humana e PICS (Laboclima - 2019-2021). Autora e editora de materiais didáticos para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Consultora de Componentes do Grupo Marista e Professora da Educação Básica. E-mail para contato: mariana_andreotti_d@hotmail.com

Rosilene da Silva Moura, Centro Universitário Internacional UNINTER, Brasil

[1] Graduanda em Geografia, graduada em Pedagogia, especialista em Neuropedagogia, especialista em Revisão de texto, especialista em Alfabetização e Letramento. Orientador deste artigo Mariana Andreotti Dias.

 

 

 

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. Cortez: SP, 1988.

APARECIDA Cruz,Sandra. O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E ENTRAVES, Espirito Santo, 15/01/2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/uso-da-tecnologia Acesso em 08/04/2021

CARVALHO, Rosiani, AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ARTICULAR O TRABALHO PEDAGÓGICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1442-8.pdf Acesso em 11.08.2021

COM CORONAVÍRUS, REDES DE ENSINO ENFRENTAM PARALISAÇÃO E AULAS REMOTAS. Redação Exames, São Paulo, 19.03.2020. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/com-coronavirus-redes-de-ensino-enfrentam-paralisacao-e-aulas-remotas/. Acesso em: 22.02.2021

COMO O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PODE SER UM GRANDE ALIADO? Eleva Plataforma, São Paulo, 04/09/2020. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/tecnologia-na-educacao/ acesso em 29.04.2021

CORDÃO, Francisco Aparecido. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Acesso em 30/03/2021

COSTA, D. da. ANÁLISE DA EXCLUSÃO E INCLUSÃO NO CONTEXTO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Coleta Científica, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 01–10, 2019

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.

COVID-19: TECNOLOGIA FACILITA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Redação Lyceum, São Paulo, 18.03.2020. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/covid-19-na-educacao/ Acesso em: 30/03/2021

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATUAL, Catraca livre, São Paulo 26/02/2019. Disponível em:https://catracalivre.com.br/educacao/entenda-a-importancia-da-tecnologia-na-educacao-atual/ Acesso em 29.04/2021

NEGRI, Fernanda De; Zucoloto , Graziela: Miranda , Pedro; Koeller, Priscila, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FRENTE À PANDEMIA , IPEA, Rio de Janeiro, 05/08/2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona Acesso em 16.08.2021

Pereira, Maria da Conceição; Silva Tânia Maria. O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, Cuiabá-MT, 12.2013. Disponível em:http://www.cefaprocuiaba.com.br/revista/up/ARTIGO%20IX.pdf Acesso em 30/03/2021

SOUZA, Andiara Cristina de; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Incluir não é Apenas Socializar: as contribuições das tecnologias digitais educacionais para a aprendizagem matemática de estudantes com transtorno do espectro autista. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 33, n. 65, p. 1305-1330, dez. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a16.

TECNOLOGIA REFLEXÕES SOBRE PROGRESSO EDUCACIONAL, Brasil Escola, Goiânia, 17/07/2021. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/caminhando-com-tecnologia-reflexoes-sobre-progresso-educacional.htm. Acesso em 11.08.2021

TIJIBOY, Ana Vilma. Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Silva, Mozart Linhares da (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Pubblicato

2021-10-25

Come citare

Dias, M. A. ., & Moura, R. da S. . (2021). Analisar o uso das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem em meio a pandemia do ensino fundamental anos finais. Revista Coleta Scientifica, 5(10), 01–10. https://doi.org/10.5281/zenodo.5598291

ARK