Identidade docente: construção de uma realidade sob a ótica de discentes do ProDIC.- UNEAL
Parole chiave:
Estágio Curricular Supervisionado, Discentes, ProDIC, Formação InicialAbstract
O objetivo desta pesquisa é de comparar as percepções dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDIC) – UNEAL diante do Estágio Curricular Supervisionado na escola. A pesquisa utilizará do método qualitativo, por um estudo de caso, na perspectiva de modelo analítico descritivo. Os participantes serão 10 mestrandos do PPG. Os instrumentos utilizados serão: Notas de Campo e Documento do Relatório Final dos estagiários, submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, baseada especialmente em Minayo (2002). Os resultados dessa análise revelarão que a percepção de ambos (docente supervisor e aluno) sobre o mesmo período de estágio vivenciado será bastante distinta. Esse estudo entende como necessário que os participantes dessa importante etapa da formação inicial trabalhem em conjunto e conscientes dos papéis que representam e suas responsabilidades. Além disso, essa pesquisa compreende como fundamental que ambos entendam a importância do estágio, construam uma relação de parceria e consciência dos papéis que representam.
Riferimenti bibliografici
BARBOSA, C. S.; SOUZA, J. C. L.; LINO, L. A. Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: desafios curriculares e considerações sobre o direito à educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 41, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20180080 Acesso em 15 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE n. 05/2020. Brasília: CNE MEC, 2020.
DI PIERRO, M. C., VÓVIO, C. L.; ANDRADE, E. R. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008. 212 p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, H. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2002.
MACHADO, Maria L. C. de A.; LOPES, Paula da S. V. C. Problematização sobre a Abordagem da Consciência Fonológica na Alfabetização. In: LINO, Claudia de S. [et al.] (Orgs.). FEARJ - Debates sobre políticas públicas, currículo e docência na alfabetização. Rio de Janeiro: Rona Editora, 2019. p. 137-154.
MORTATTI, Maria do R. L. A “Política Nacional de Alfabetização” (Brasil, 2019): uma “guinada” (ideo) metodológica para trás e pela direita. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf. Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 10 (Edição Especial), p. 26-31, jul./dez. 2019.
NICODEMOS, Alessandra; SERRA, Enio. Educação de Jovens e Adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 871-892, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.pdf Acesso em 15 jan. 2023.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47 n. 166 p. 1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt Acesso em 15 jan. 2023.
NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. Salvador, 2004. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6857/1/21205_ce.pdf Acesso em 15 jan. 2023.
OLIVEIRA, Inês B. de. Organização curricular e práticas pedagógicas na EJA: algumas reflexões. In: PAIVA, J.; OLIVEIRA, I. B. (orgs.). Educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: DP et alli, 2009.
PIRES, Luciene Lima de Assis; DOS REIS LIMA, Walkíria; DE SOUZA, Paulo Henrique. A Educação de Jovens e adultos: o educando e o contexto da pandemia. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 1, p. 01–20, 2020.
SANCEVERINO, Adriana; BERGER, Daniel Godinho; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; ATHAYDE, Maria Cristina de Oliveira; GONÇALVES, Rita de Cássia Pacheco. A EJA em Santa Catarina no contexto da pandemia da Covid -19. Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina, Santa Catarina, 2020.
VÓVIO, Cláudia Lemos. Alfabetização de pessoas jovens e adultos: outras miradas, novos focos de atenção. In: SAMPAIO, Marisa Narciso; ALMEIDA, Rosilene Souza (Orgs.). Práticas de Educação de Jovens e Adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ZEICHNER, K.; PAYNE, K.; BRAYKO, K. Democratizing teacher education. Journal of Teacher Education, v. 66, n. 2, p. 122-135, 2015.