HANSENÍASE: ASPECTOS INTERPROFISSIONAIS E INTERDISCIPLINARES - VOLUME II

Autores

Palavras-chave:

Hanseníase, aspectos interprofissionais, interdisciplinares, Saúde

Resumo

A obra organizada por Miguel Ângelo Montagner; Luísiane de Ávila Santana; Closeny Maria Soares Modesto; Clodis Maria Tavares e Silvia Helena Bastos de Paula, em sua segunda edição é certamente um presente para profissionais de saúde, estudantes, professores, gestores, pacientes, familiares de pessoas com hanseníase e participantes do movimento social como o Movimento de Reintegração dos Acometidos pela Hanseníase, o Morhan.

 

Sua importância está no fato de que a obra se alinha com a defesa da saúde como direito e a luta para que a hanseníase deixe de ser uma doença negligenciada e que as pessoas acometidas por ela tenham o direito de ter um diagnóstico precoce, tratamento adequado e especialmente não sofram estigmas e preconceitos que historicamente acompanham as pessoas com esse agravo.

 

Não podemos deixar de assinalar que esses aspectos da saúde como direito de todo cidadão e dever de Estado, do combate à exclusão social e discriminação de todo e qualquer tipo, compõem um projeto de sociedade. Esse projeto societal inclui o combate a desigualdade social e a desnaturalização da pobreza como se essa fosse vontade divina ou inépcia individual. Também desnaturaliza o fato de que a manifestação de doenças como a hanseníase e suas consequências se fazem majoritariamente em populações em situação de vulnerabilidade social.

Biografia do Autor

Miguel Ângelo Montagner, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2000), Mestre (2003) e Doutor em Saúde Coletiva (2007) pela UNICAMP, Departamento de Medicina Preventiva e Social, além de Doutor no Centre Maurice Halbwachs - École normale supérieure de Paris ? ENS (2006). Realizou Pós-Doutorado (Período de Estágio Pós-Doutoral com bolsa CAPES) no IRIS - Institut de recherche interdisciplinaire sur les enjeux sociaux (Sciences sociales, Politique, Santé), da EHESS e Universidade Paris XIII. É Professor Associado II da Universidade de Brasília - Campus Ceilândia e orientador no Programa de Pós-Graduação da Cátedra Unesco de Bioética da Faculdade da Saúde da UnB. Coordenou o Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Coordenador do Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade ObVUL. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde. Especialista na teoria bourdieusiana e em métodos de pesquisa social. Trabalha principalmente com saúde coletiva, sociologia da saúde e bioética.

Luísiane de Ávila Santana, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

Fisioterapeuta Doutora em Ciências Médicas na área de Patologia e Mestre em Bioengenharia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo (FMRP/USP), realizou pesquisa na linha de regeneração hepática e recursos eletroterapêuticos em cicatrização. Participou de eventos científicos importantes com apresentações de trabalhos e publicações em anais. Possui também publicações em revistas indexadas. Tem experiência como docente nas áreas de Recursos Eletroterapêuticos, Hidroterapia, Ética e Saúde do Trabalho e em pós-graduação atuou como professora na disciplina de Recursos Eletroterapêutico. Tem experiência científica nas áreas de cicatrização, recursos eletroterapêuticos e patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cicatrização, regeneração hepática, eletrotermofototerapia, análise de imagem, análise imunohistopatológica, PCR, westernblot. Desenvolve projetos em cicatrização e regeneração hepática participando como membro do grupo de pesquisa do curso de Dermatologia e Patologia da FMRP/USP. Atualmente é professora da Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Ceilândia (FCE).

Closeny Maria Soares Modesto, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil

Possui Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1981). Atualmente é Docente da Classe de Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso com Especialização em Administração e Assistência de Enfermagem pela UFMT em 1988; Foi Assessora do Superintendente da Fundação de Saúde de Cuiabá/FUSC (1998), Assessora Técnica da Superintendência do Hospital universitário Júlio Muller/HUJM (2004 a 2006), Atualmente está matriculada em Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ciências da Educação. Ocupou o cargo de Vice Coordenadora e Tutora de Campo, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Integrada Multi profissional em saúde do Adulto e do Idoso com Ênfase em Cardiovascular (PRIMSCAV) da UFMT de 2012 a 2014; Tutora do PRÓ/PET SAÚDE do Ministério da Saúde/UFMT no Sub Projeto Doenças Transmissíveis com bolsistas atuando na atenção Básica e Secundária.

Clodis Maria Tavares, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1976), Mestrado em Saúde Pública com área de concentração em Epidemiologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Ciências - EERP-USP (2014). Atualmente é Profa. Aposentada e Colaboradora da Universidade Federal de Alagoas. Professora da Pós-graduação (Mestrado) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Vinculada como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem atuando nas linhas de pesquisa: enfermagem, vida, saúde, cuidado dos grupos humanos. Voluntária do Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase -MORHAN-AL. Coordenadora da Rede Universitária Nacional de Combate à hanseníase. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, vigilância em saúde (epidemiológica), hanseníase, tuberculose, IST/Aids e doenças negligenciadas

Silvia Helena Bastos de Paula, Universidade Mogi das Cruzes, UMC, Brasil

Pesquisadora Científica V do Núcleo de Investigação em Políticas e Práticas de Saúde do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo. Enfermeira, Doutora em Ciências na área de concentração de Infectologia e Saúde Pública (2008), pelo Programa de Pós-graduação CCD SES SP do Instituto Emílio Ribas, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (1997), Especialista em Ativação de Mudanças na Formação de Profissionais de Saúde para o SUS pela Fiocruz (2007), Especialista em Gestão de Sistemas de Saúde pela Escola de Saúde Pública em cooperação com o Instituto Sanità de Milão (1995), Especialista em Enfermagem em Saúde Pública, pela Universidade Federal do Ceará (1991), Habilitação Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (1978). Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1977), FAFICE- Faculdade de Filosofia do Ceará - 1978 - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1982).

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

Montagner, M. A. ., Santana, L. de A. ., Modesto, C. M. S. ., Tavares, C. M. ., & Paula, S. H. B. de . (2022). HANSENÍASE: ASPECTOS INTERPROFISSIONAIS E INTERDISCIPLINARES - VOLUME II. Editora Coleta Científica, 2(2), 122. Recuperado de http://portalcoleta.com.br/index.php/editora/article/view/128

Edição

Seção

LIVROS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)