Hanseníase: aspectos interprofissionais e interdisciplinares - 3ª edição
Resumo
A hanseníase é uma doença milenar e ainda presente em diversas regiões do mundo e do Brasil. E, mesmo com todos os avanços científicos ao longo dos séculos, ela continua a desafiar a saúde pública e a ciência. Este livro, organizado por pesquisadores e pesquisadoras que tanto respeitamos, com destaque para Clodis Maria Tavares e Closeny Maria Soares Modesto, oferece uma visão abrangente e multidisciplinar sobre a hanseníase, abordando desde aspectos epidemiológicos até estratégias de prevenção e tratamento.
A terceira edição desta obra, intitulada "Hanseníase: aspectos interprofissionais e interdisciplinares", reflete o compromisso dos autores e autoras em atualizar e expandir o conhecimento sobre a doença, incorporando as mais recentes pesquisas e práticas clínicas. A coletânea de capítulos, escritos por profissionais de diversas áreas, proporciona uma compreensão profunda e integrada dos desafios e avanços no combate à hanseníase, essa doença tão estigmatizada que gera tantas sequelas físicas e psicológicas.
Os capítulos iniciais exploram o perfil da mortalidade e os anos de vida perdidos devido à hanseníase no Brasil, destacando a importância do diagnóstico precoce e da vigilância epidemiológica. Em seguida, são discutidos os itinerários terapêuticos e os desafios enfrentados para o diagnóstico precoce na Estratégia Saúde da Família, enfatizando a necessidade de capacitação contínua dos profissionais de saúde.
A obra também aborda a cronologia das pesquisas e técnicas de diagnóstico da hanseníase, oferecendo uma perspectiva histórica e científica sobre os métodos utilizados ao longo dos anos. Além disso, são apresentados estudos sobre a vigilância dos contatos de hanseníase, uma estratégia crucial para o controle da doença, diagnóstico precoce e a prevenção de novos casos.
Os capítulos dedicados ao panorama da hanseníase no Nordeste brasileiro e ao estudo epidemiológico de detecção de casos em diferentes categorias profissionais fornecem uma análise detalhada das variáveis sociodemográficas e ocupacionais que influenciam a incidência da doença, bem como suas complicações. Esses estudos são essenciais para a formulação de políticas públicas eficazes e direcionadas.
Este livro é uma leitura indispensável para pesquisadores, profissionais de saúde e gestores que atuam no enfrentamento da hanseníase. Por meio de uma abordagem interprofissional e interdisciplinar, os autores e autoras nos convidam a refletir sobre as complexidades da doença e a importância de uma ação coordenada e contínua para sua eliminação. Cabe destacar a importância da integração entre pesquisa, ensino e assistência.
As reflexões aqui apresentadas dialogam e contribuem diretamente com as ações que estamos desenvolvendo na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Desde o início de nossa gestão, em janeiro (Roxo) de 2023, o tema da hanseníase tem sido uma das prioridades do Ministério da Saúde. Nestes dois anos, foram tantos avanços, que podemos destacar a ampliação da distribuição de testes rápidos e a implantação de novos exames laboratoriais de biologia molecular; as discussões e consolidações do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase (PCDT) e da Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase 2023-2030; o financiamento para o desenvolvimento nacional de medicamentos e a disponibilidade de medicamentos para início imediato do tratamento, o que está contribuindo para a quebra da cadeia de transmissão da doença; a destinação de recursos para quase mil municípios considerados endêmicos para a execução de ações prioritárias, como busca ativa para detecção de casos novos, rastreio de pessoas com maior chance de adoecimento e resgate de casos em situação de abandono; além dos investimentos em pesquisas acadêmicas de novos medicamentos para o tratamento da hanseníase e direcionados o organizações não governamentais brasileiras (ONGs) para ações de enfretamento ao estigma, a discriminação e para educação em saúde.
Outra enorme conquista foi a publicação da a lei que instituiu pensão para os filhos de pessoas acometidas por hanseníase que foram colocadas em isolamento ou internadas em hospitais-colônia compulsoriamente, o que causava a separação das famílias.
Por fim, como este livro apresenta o perfil epidemiológico da hanseníase em estados prioritários bem como aborda a realidade enfrentada por centros de referência no tratamento da doença, será de suam importância para fundamentar as ações do programa Brasil Saudável: Unir para cuidar, instituído por um decreto do Presidente Lula em fevereiro de 2024. Este programa está sendo uma referência internacional para a eliminação de doenças determinadas socialmente. Para a hanseníase, a meta até 2030 é reduzir a prevalência para menos de 1 caso para cada 10 mil habitantes no país.
Agradecemos muito pela contribuição de todas as pessoas envolvidas nesta publicação, na certeza de estarmos no caminho certo para um país mais saudável e transformado socialmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.