Protocolo para gerenciamento da ferida em PTJ primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/5475179

Palavras-chave:

Protocolo, gerenciamento, ferida, PTJ primária

Resumo

PICO 7 é um sistema de Terapia de Feridas por Pressão Negativa (TFPN) estéril que mantém a pressão a 80 mmHg na superfície da ferida. O exsudato é controlado por meio de uma associação de absorção e evaporação da umidade através da película externa. É adequado para diversos tipos de feridas e incisões cirúrgicas fechadas.

Biografia do Autor

Adelaine Gomes Rosa, Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeira assistencial na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação (1993); Mestranda pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS); Especialização em Enfermagem Medico Cirúrgico (1993) pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduação em Enfermagem (1992) pela Universidade Católica de Goiás (UCG).

Renata Costa Fortes, Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS, Brasil.

Pós-Doutora em Psicologia com Metodologia de Revisão Sistemática pela Universidad de Flores, Buenos Aires. Doutora e Mestra em Nutrição Humana pelo Curso de Pós-Graduação em Nutrição Humana da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB/DF). Especialista em Nutrição Aplicada à Terceira Idade pelo Centro Universitário Estácio, Especialista em Abordagem Multidisciplinar em Oncologia pela Faculdade Única (Grupo Prominas), Especialista em Manuseio Nutricional na Cirurgia Bariátrica pela Faculdade Unylea, Especialista em Nutrição Clínica pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Especialista em Clínica e Terapêutica Nutricional pelo Instituto de Pesquisa Capacitação e Especialização (IPCE), Especialista em Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral pelo GANEP, Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN, Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde e possui Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar pela Fiocruz. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais (UFOP/MG). Técnica em Educação Física pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto Minas Gerais (ETFOP/MG). Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica da Escola de Saúde Pública da FEPECS/SES-DF, Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Paulista do Distrito Federal (UNIP/DF), Docente Permanente do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Escola de Saúde Pública/FEPECS/SES-DF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Paulista entre 2020 e 2023. Nutricionista do Serviço de Cirurgia Metabólica para Diabetes Mellitus Tipo 2 do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Em 2008, 2009, 2012, 2013 e 2014 recebeu o I, II, V, VI e VIII Prêmios Científicos Helena Feijó, respectivamente, na modalidade de Nutrição Clínica. Em 2015 recebeu o I, II e III Prêmios Científicos e, em 2016, o III Prêmio Científico, no Congresso Planalto Fitness em Brasília-DF. Em 2020, recebeu o II Prêmio no IBRANUTRO CIENTÍFICO. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Atenção à Saúde do Idoso, Atenção à Saúde do Adulto, Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, Cirurgia Metabólica e Oncologia.

Carmelia Matos Santiago Reis, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, ESCS, Brasil

Possui Doutorado em Medicina (Dermatologia) (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Medicina (Dermatologia) (1991) pela Universidade Federal Fluminense e Graduação em Medicina (1974) pela Universidade Federal da Bahia. Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/AMB). Médica em Dermatologia da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), aposentada em 2023.Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e professora colaboradora do Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da Escola Superior de Ciências da (ESCS). Foi Professora titular de Graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde ESCS-SES/DF, no período 2001 2019.Supervisora da Residência Médica em Dermatologia do Hospital Regional da Asa Norte/SES/DF, no período de 2008 2019. Professora colaboradora e preceptora do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade de Brasília, no período 1979 2015.Atuante nas subespecialidades de Micologia Médica, Cirurgia Dermatológica, Criocirurgia, Oncologia Cutânea, Cosmiatria, principalmente nos seguintes temas: micoses superficiais e subcutâneas, micoses sistêmicas e oportunistas. Ainda atua na área de tratamentos capilares, destaque para Alopecias.

Viviane Nunes Rocha, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil

Enfermeira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Atuei como Técnica de Enfermagem do Programa de Ortopedia Adulto da Rede Sarah Centro em Brasília-DF até julho de 2024. Monitora do Projeto S@E Brasil: Panorama da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Território Nacional pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Enfermeira pela Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires - FACESA (2023), Técnica em Enfermagem pelo Colégio Sena Aires (2019) e Bacharela em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - FACIPLAC (2015). 

Referências

SMITH & NEPHEW. Protocolo para gerenciamento da ferida operatória: PICO TFPN. 2019. Disponível em: https://www.smith- mephew.com/en/health-care- professionals/products/advanced-wound- management/pico-14-global. Acesso em: 20 nov.2024

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Rosa, A. G., Fortes, R. C., Reis, C. M. S., & Rocha, V. N. (2025). Protocolo para gerenciamento da ferida em PTJ primária. Portal De Livros Abertos Da Editora Coleta Científica, 5(05), 19. https://doi.org/10.29327/5475179